Startups em tempos de crise econômica

Por admin

O mundo, ao longo da história, já passou por diversas crises de caráter econômico. Isso acontece porque a economia nunca é segura o tempo todo, em alguns momentos, ela apresenta instabilidade e queda em sua atividade econômica. Ou seja, é inevitável que, durante nossas vidas, passamos por crises de tempos em tempos. 

O Estado, quando bem administrado, deve adotar políticas econômicas que costumam ajudar a determinar a duração do problema, como é o caso do COVID-19, onde os governos do mundo todo adotaram uma medida de quarentena em sua população, fechando temporariamente seu comércio. 

No entanto, como medida de sobrevivência, startups e grandes empresas começam a disponibilizar soluções para empreendedores, desde auxílio financeiro até plataformas auxiliem o home office de seus funcionários. Dentre as soluções, variam também o acesso gratuito de suas plataformas (caso possuam) ou mentorias, além de novos serviços e até acesso a crédito. 

Há quem diga que as startups, de maneira geral, quase não são afetadas pelas crises econômicas, quando comparadas à outros negócios. De acordo com um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland, quando se trata de empresas em estágio inicial. crises financeiras como as de 2007 e 2008 tiveram pouco impacto. Segundo eles, embora seja necessário um reajuste imediato em suas expectativas, o ambiente de negócios relativamente restrito e emergente faz com que algumas startups não estejam integradas ao sistema financeiro global. 

O estudo inicial, além da conclusão mencionada, cobre também a surpreendente persistência dos novos negócios durante crises financeiras globais. Além disso, é mencionado a importância de continuar seguindo planos, como os dados pela 9WeekLabs, para uma startup de sucesso. Manter o foco em objetivos que valorizam talentos, conhecimento, controle e investimento, devem se sobressair, visualizando um objetivo que pode ser multiplicado.